Uma pele bonita é um indicador mais significativo de juventude do que estar livre de linhas e rugas. No entanto, a pele é rápida em mostrar os sinais visíveis do envelhecimento, geralmente conhecidos como os Sete Sinais do Envelhecimento.
Enquanto alguns dos fatores relacionados à pele podem ser controlados com escolhas de estilo de vida saudáveis e uma boa rotina de cuidados com a pele, muitas das características do envelhecimento são uma questão genética.
Linhas e Rugas Finas: Linhas finas, pés de galinha e rugas são os sinais mais evidentes e frequentemente os mais preocupantes do envelhecimento para homens e mulheres.
As rugas são simplesmente o resultado do enfraquecimento das fibras de elastina e colágeno, que mantêm nossa pele firme e esticada.
Opacidade da pele: A pele luminosa e úmida da juventude desaparece lentamente com a idade.
O resultado é uma tez embaçada devido aos níveis reduzidos de umidade na camada superior da pele, que naturalmente ocorre com a idade.
Enquanto a pele jovem se renova a cada três a quatro semanas, a pele mais velha leva de quatro a seis semanas para se renovar.
Tom de pele irregular: O envelhecimento faz com que a tez fique irregular em certos lugares.
Isso pode ser devido a partes da pele contendo mais melanina do que outras, ou às flutuações nos níveis hormonais em mulheres.
Essa irregularidade pode fazer com que a pele pareça mais velha do que realmente é.
Pele seca: A pele jovem e saudável tem um alto teor de umidade, resultando em uma aparência fresca, úmida e radiante.
Ao longo do processo de envelhecimento, isso diminui à medida que a pele perde sua capacidade de reter a umidade. A pele mais velha é frequentemente caracterizada por ressecamento e desidratação.
Manchas e manchas de idade: À medida que envelhecemos, a pele fica mais fina, o que faz com que os pequenos vasos sanguíneos se tornem mais visíveis.
Além disso, as manchas de idade, que podem ter uma tonalidade avermelhada ou mais escura, são principalmente causadas pela exposição prolongada aos raios UV e tornam-se mais aparentes em peles envelhecidas.
Essas manchas contribuem para uma aparência manchada que aparenta envelhecimento.
Textura áspera da pele: Conforme a pele amadurece, mudanças na textura se tornam perceptíveis.
A pele que era suave como a de um bebê torna-se desigual e irregular na superfície devido às camadas de células mortas e à desaceleração da renovação celular.
Poros visíveis: Sabemos que os poros aumentam de tamanho ou tornam-se mais visíveis com a idade, isso se dá devido à perda de elasticidade da pele.
Afinal, Por que nossa pele envelhece?
Além do ambiente e estilo de vida vários outros fatores desempenham um papel no envelhecimento da pele, além do processo natural de envelhecimento, é claro.
Alguns deles são:
- Tabagismo
- Exposição excessiva ao sol
- Estresse
- Falta de sono
- Clima frio
- Consumo de álcool
- Falta de exercício
O que fazer a respeito: Invista em uma boa hidratação e um skincare com produtos de procedência e qualidade, além disso você pode optar por procedimentos estéticos. Fica a seu critério.